Escola Academia Sporting / Setúbal: setembro 2009

quarta-feira, setembro 30, 2009

Escolas A: Jogo de Treino no Montijo

Escolas A no Montijo I
Escolas A no Montijo II
Escolas A no Montijo IVNo Sábado passado, dia 26 de Setembro, a nossa equipa de Escolas A, deslocou-se ao Montijo, para realizar um jogo de treino com o Olímpico local.
A nossa equipa teve um comportamento e desempenho muito positivo o que lhes valeu não só a vitória, como também uma excelente exibição colectiva.

Há que salientar que as vitórias nos trazem muito prazer e confiança, mas não nos podem pensar que estamos no fim da aprendizagem e que não devemos de deixar de trabalhar pelo alcançar nossos objectivos. Da mesma forma, que a derrota não deverá por em causa todo o nosso desenvolvimento e caminho a percorrer.
Por isso, parabéns pelo trabalho realizado continuem a esforçar-se ao máximo, pois só assim conseguimos melhorar esta área desportiva, como também todos os outros aspectos na nossa vida.
HP

terça-feira, setembro 29, 2009

Reunião Geral EAS em Alcochete

Reunião Geral EASFaz hoje uma semana que se realizou a Reunião Geral EAS, na Academia Sporting / Puma, para a qual foram convocadas todas as 28 Academias, deste nosso projecto nacional.

A partir das 10 horas, desenrolou-se uma jornada de trabalho que se prolongou até ao fim da tarde, sendo apresentadas algumas directrizes para época que agora se inicia, tendo a nossa EAS sido representada por um elemento da Direcção (Jorge Gregório) e Coordenador Técnico (Óscar Botelho).

Síntese dos três anos de Projecto, estratégia da Àrea Técnica, Administrativa e Marketing, Manual de Gestão e Acolhimento, entre outros assuntos foram abordados e debatidos, com o intuito de padronizar e melhorar o nosso modo de funcionamento de norte a sul do país.
OFB

segunda-feira, setembro 28, 2009

Escolas B: Jogo de Treino em Àguas de Moura

Escolas B em Àguas de Moura
A nossa equipa de Escolas B, realizou no passado dia 19 de Setembro, o seu primeiro jogo de teino, tendo como adversário a equipa do ACD Poceirão.
A nossa equipa mostrou-se concentrada na sua acção, procurando colocar em prática o que tem sido trabalhado durante os treinos, apesar de se encontrar em desvantagem durante grande parte do jogo. Os primeiros indicadores são positivos, mas apesar da vitória, ainda há muito para treinar e melhorar porque a competição assim o exige.
AC

domingo, setembro 27, 2009

Treino Extra II: 2003

Treino Extra 2003 I
Treino Extra 2003 II
Ontem de manhã, os alunos compareceram a horas, bem dispostos e preparados para se divertirem.
Após um jogo de aquecimento, formaram-se as equipas e foi vê-los a correr, a gritar, a suar, a rir e inclusive alguns a corrigir os seus colegas. Tratou-se de um treino diferente pois habitualmente não realizamos tanto tempo de treino em situação de jogo...apesar das dificuldades de alguns alunos, o treino correu muito bem e o balanço final foi bastante positivo.

Para a semana, dia 3 de Outubro, às 10 horas estão desde já convocados os restantes alunos nascidos em 2003.
NP e OFB

sexta-feira, setembro 25, 2009

Escolas C: Jogo de Treino com ACD Poceirão

Escolas C em Àgias de Moura I
Escolas C em Àgias de Moura II
Escolas C em Àgias de Moura III
Escolas C em Àgias de Moura IV
Escolas C em Àgias de Moura V
Escolas C em Àgias de Moura VI
Escolas C em Àgias de Moura VII
Escolas C em Àgias de Moura VIII Fotos enviadas por Sérgio Jesus e Rogério Arraiolos

Os Escolas C do nosso clube, realizaram no passado sábado, dia 19 de Setembro, o primeiro jogo de treino desta época, em Àguas de Moura, frente ao ACD Poceirão.

Sendo possível observar a aplicação de grande parte do trabalho realizado nos treinos semanalmente, congratulamos todos os nossos atletas pela sua prestação, salientando os atletas que nunca tinham tido a experiência de jogar num campo de futebol 7, revelando uma excelente atitude e consequente bom desempenho, nomeadamente na primeira parte que resultou numa vitória final, durante uma hora de jogo.

Depois dos dois treinos semanais, os Escolas C (alunos nascidos em 2001) voltam a jogar no próximo domingo de manhã, dia 27 de Setembro, na EAS Póvoa de Santa Iria.
JN e OFB

quinta-feira, setembro 24, 2009

Entrevista a...Alberto Carvalho

Alberto CarvalhoAcreditamos que se trata de uma mais valia para a nossa Academia, o mais recente "reforço" do nosso Staff, respondeu às questões do nosso Blog...

Nome: Alberto Carvalho
Papel no Projecto: Professor EAS Setúbal

1. Que balanço geral faz da ligação ao Projecto Escolas Academia Sporting?

O balanço para já é curto, uma vez que entrei para este projecto ainda não há um mês, apesar de acompanhar a sua evolução desde o seu inicio. Nesse sentido, é com agrado que integro este projecto numa fase de expansão, na expectativa de poder contribuir para o seu desenvolvimento / consolidação e ao mesmo tempo evoluir pessoal e profissionalmente.

2. Como analisa o treino dos Jovens Futebolistas

O treino, o processo de ensino-aprendizagem visa o desenvolvimento das capacidades do (jovem) jogador, no seio da equipa, através de um processo sistematizado, assente em princípios de treino. Neste projecto e tendo em consideração que o futebol é para todos, compete ao Professor seleccionar os processos mais adequados ao nível actual dos seus jovens, tendo a vista a potenciação das suas capacidades, para que cada um consiga viver o seu sucesso, superando-se e realizando-se contantemente.
OFB

quarta-feira, setembro 23, 2009

Jogos de Treino EF Fernando Chalana: Escolas A

Escolas A no LaranjeiroNo passado Sábado, dia 19 de Setembro, a nossa equipa de Escolas A, deslocou-se ao Laranjeiro para defrontar a Escola de Futebol Fernando Chalana.

Foi um excelente teste para o nosso grupo, pois tivemos ocasião de defrontar uma equipa constituída por alguns atletas mais velhos do que este escalão e por essa razão mais rápidos, mais fortes e maiores que os nossos alunos. Permitindo-nos aferir e melhorar o nosso comportamento em situação de jogo quando defrontarmos adversários individualmente mais desenvolvidos.

A resposta dos alunos foi formidável pois a nossa união e espírito de equipa fez com que o jogo se tornasse equilibrado e conseguimos criar muitos problemas ao sector defensivo da equipa adversária.
Fantástica atitude e objectivos alcançados, por isso muitos parabéns.

HP

terça-feira, setembro 22, 2009

Encontro em Àguas de Moura: Infantis e Minis

Encontro em Àguas de Moura I
Encontro em Àguas de Moura II
Encontro em Àguas de Moura III
Encontro em Àguas de Moura IV
Ontem recebemos a 23000ª visita (dados sitemeter) no nosso Blog...

...e no sábado, dia 19 de Setembro, fomos até Àguas de Moura, tal como na época passada, jogar com os nossos Infantis (alunos nascidos em 1997, 98 e 96) e Minis (alunos nascidos em 2002 e 2003), com o ACD Poceirão. Salientado-se nos Infantis, que jogaram 7 x 7, num espaço que agora se assemelha mais ao que treinam, o empenho de todos os atletas, durante cerca de uma hora, realizando algumas boas jogadas e apontamentos, assim como alguns erros para corrigir nos próximos treinos.

Os mais novos, jogaram sob a forma de 4 x 4 (GR + 3 x 3 + GR), durante três partes de 15 minutos. Os nossos alunos, sem a preocupação do resultado cuja vitória sorriu ao adversário, colocaram em campo muito esforço, colmatando a adaptação a um terreno diferente do qual treinam, em prol do colectivo com o intuito de conseguirem obter alguns golos que os motivaram (e muito) ao longo desta actividade
Fica o agradecimento aos visitados, pelo convite e pelo bom ambiente com que se realizaram os jogos, durante toda a tarde.
JN e OFB

domingo, setembro 20, 2009

Treino Extra I: 2004

Treino Extra 2004 I
Treino Extra 2004 II
Ontem fizemos regressar, como prometido, a actividade do Treino Extra, à nossa Academia. Os nossos alunos nascidos no ano de 2004, tiveram a oportunidade de mostrar o seu desenvolvimento no treino que passou por situações de jogo reduzido de 2 x 2, entre 13 presentes. A actividade foi um êxito, reflectido na alegria de todos eles, no seu final.

No próximo sábado, dia 26 de Setembro, às 10 Horas, será a vez de parte dos alunos nascidos em 2003 e os restantes no sábado seguinte...não percam esta oportunidade!

HP

sexta-feira, setembro 18, 2009

FUTindoor CUP

FUTindoor CUP

quarta-feira, setembro 16, 2009

Jogos de Treino e Tradicionais: Escolas A

Activides Escolas I
Activides Escolas II
Activides Escolas III
Activides Escolas IV
Activides Escolas V
Activides Escolas VI
Activides Escolas VII
Activides Escolas VIII Fotos de Claudia Santos e Vítor Carriço

No passado sábado, dia 12 de Setembro, a equipa de Escolas A fez os seus primeiros jogos de treino, na EAS Corroios. Os quatro jogos efectuados, dois com as Escolas “A” e dois com as Escolas “B”, atingiram os objectivos desejados, todos se divertiram e tiveram a primeira hipótese de colocar em campo aquilo que vêm treinando ao longo das últimas duas semanas. Aliás é de louvar o facto de que com apenas duas semanas de treino, já se verifica a aplicação em campo de alguns dos princípios implementados no treino.

Após os jogos matinais, a equipa, juntamente com os respectivos pais e com os técnicos presentes, partiram para a Lagoa de Albufeira, onde teve lugar um piquenique, organizado pelos pais, onde foi possível aprofundar laços de camaradagem e amizade, num clima relaxante e de contacto com a natureza.

Com o repasto feito, deixou-se o ambiente campestre e partiu-se para a margem da lagoa. Junto à praia fluvial iniciou-se uma actividade diferente, os jogos tradicionais. Não se pense, no entanto, que este momento foi apenas dedicado ao lazer. Apesar de ter decorrido num ambiente de alegria e diversão, os jogos serviram para se abordar algumas temáticas importantes para a prática do futebol. Assim, o jogo da “Cabra Cega”, a “Corrida de Sacos de Batata”, a “Corrida dos Amarrados” e o “Jogo do Deixa Cair”, serviram de pretexto para abordar temas como a comunicação, o ambiente de grupo e a coesão de equipa, a cooperação ou a confiança. Acabou-se com um “Jogo do Mata”, este sim, apenas com o objectivo de relaxar e brincar.

Foi um dia em cheio, pleno de actividade, diversão e amizade, em que todos intervieram de forma activa e positiva, com a promessa de um ano em cheio e com mais surpresas pelo caminho.
PS

terça-feira, setembro 15, 2009

Dificil é jogar simples...III: Defender bem

O mediatismo dos avançados e os seus golos fazem com que desde os mais pequenos aos adultos poucos gostem de jogar na defesa, pois a baliza adversária fica mais longe e...quem não gosta de marcar e festejar um golo?

Mas para esse momento ocorrer alguém teve que recuperar a posse de bola, jogar em equipa não é só no ataque, pois a identidade e entreajuda de um grupo tem de vir ao de cima principalmente no processo defensivo. É uma tarefa ingrata por vezes, não sendo justamente premiada com muitos aplausos, mas os jogadores têm de perceber a importância no cumprimento destas acções em prol do colectivo.

O treino defensivo é tão ou mais importante do que a finalização e dizem os livros “que as equipas se constroem de trás para a frente”...e normalmente o melhor defensor da equipa tem lugar nos titulares. Em alguns desportos (andebol, raguebi, entre outros) existem até especialistas na defesa que só jogam quando a equipa defende, como no futebol as substuições são limitadas cabe a todos esta tarefa.
A missão de defender provoca acções e jogadas pouco espectaculares mas essenciais para o sucesso colectivo...


Já todos vimos, Liedson a interceptar bolas pressionando os defesas adversários provando que os avançados, podem e devem ser os primeiros defesas da equipa. Encurtando espaços, estes elementos procurando provocar erros aos adversários em busca da preciosa posse de bola que sem a mesma não podemos construir e concretizar golos.
São fundamentais, mas alguém se recorda de grandes cortes ou desarmes na história do futebol?

O corte, tem como intenção aniquilar a jogada adversária, no desarme há também a ideia de depois sair a jogar. Cada gesto pede intensidades diferentes ao nível da abordagem a cada lance (espaço, bola e o seu portador). Muitas equipas têm dificuldade em gerir estas diferentes atitudes, o comum é cairem em cima da bola sempre em grande intensidade o que nem sempre é o mais indicado.

As equipas mais inteligentes e eficazes no processo defensivo, são as que nas devidas alturas enquadram o seu posicionamento em função da circulação adversária, tapando-lhes a progressão, onde nem sempre a prioridade é ganhar a posse de bola. Há casos em que o mais indicado é forçar o adversário a lateralizar o jogo, como por exemplo quando a bola entra num espaço frontal e entre ela e a baliza já só existe a linha defensiva.
Defender bem permite atacar mais vezes e estar mais perto das vitórias, foi assim no Mundial de 2006 com a Itália no nosso Euro 2004 com a Grécia...

A registar..."Os ataques vencem jogos, as defesas ganham campeonatos!"
OFB

sábado, setembro 12, 2009

Treino Extra está de volta!

Regresso do Treino ExtraConforme anunciámos, de hoje a uma semana o Treino Extra regressa aos relvados do FUTindoor, com os alunos nascidos em 2004 pelas 10 horas, as convocatórias serão realizadas ao longo dos treinos nas respectivas semanas.

Na época passada foram 522 as presenças, o Treino Extra foi um sucesso e veio para ficar, regressando com lugar cativo no nosso horário. Esta iniciativa da nossa Academia, teve uma adesão fantástica proporcionando 28 horas de Futebol aos nossos alunos, tendo 416 presenças nos 19 Treinos Extra e nos nove Treino do Guarda Redes Eduardo foram 106.

O Sábado de manhã, além das aulas será animado, pelos jogos das nossas equipas de Escolas e pelos treinos em que a bola rola jogando do primeiro ao último minuto. Aqui ficam as datas para marcar no calendário:

. 19 de Setembro - Alunos nascidos em 2004
. 26 de Setembro e 3 de Outubro - Alunos nascidos em 2003
. 10, 17 e 24 de Outubro - Alunos nascidos em 2002
. 31 de Outubro e 7 de Novembro - Alunos nascidos em 2001
. 14 de Novembro - Alunos nascidos em 2000
. 21 de Novembro - Alunos nascidos em 1999
. 28 de Novembro - Alunos nascidos em 1998
. 5 de Dezembro - Alunos nascidos a partir de 1997

Aparece...pois este treino é só jogar!
OFB

terça-feira, setembro 08, 2009

III Avante Jovem - Entrega de Prémios

Entrega de Prémios I
Entrega de Prémios IINo passado mês de Maio participámos no III Avante Jovem, no Escalão de Escolas, num torneio disputado no Pavilhão do UF Comércio e Indústria, em que fomos derrotados na final do evento frente ao GD Amarelos que curiosamente será o primeiro adversário do nosso clube Sonho XXI / FUTindoor, no Campeonato Distrital de Escolas A que arranca no segundo fim de semana de Outubro.

No passado domingo, 6 de Setembro, decorreu a cerimónia de entrega de prémios no derradeiro dia da Festa do Avante, tendo a nossa Academia marcado presença através do Professor Hugo Pinheiro que posteriormente entregou as medalhas a todos os alunos envolvidos neste torneio.
HP e OFB

Faz hoje Anos...João Moutinho

23º Aniversário Moutinho
23º Aniversário Moutinho II
No dia em que recebemos a 22000ª visita (dados sitemeter) ao nosso Blog...

João Moutinho, patrono do projecto Escolas Academia Sporting, comemora hoje o seu 23º aniversário, enviando a nossa EAS os parabéns ao capitão do clube leonino que esteve presente na inauguração oficial do nosso espaço FUTindoor, em Janeiro de 2007.

Tendo iniciado as nossas actividades há uma semana, contando actualmente com 234 alunos, com mais de 30 novas caras, aproveitamos a ocasião para desejar à Direcção, Coordenação Técnica Nacional e Executiva e a todas as EAS parceiras deste projecto comum, uma excelente época a todos os níveis.
OFB

sexta-feira, setembro 04, 2009

Bola já rola...em todas as Turmas

Ao fim dos três primeiros dias de actividade da nossa EAS, já se apresentaram todas as 18 Turmas na nossa Academia, entre caras novas e alunos que iniciam a sua quarta época. O primeiro dia é sempre especial, conhecem-se os novos colegas e Professor enquanto a bola começa a rolar, eliminando as saudades de jogar futebol, nestes últimos dias de férias escolares.

Reunião Escolas C I
Reunião Escolas C II
Dada a nova realidade que ontem começou para as turmas / equipas, dos três escalões de Escolas que vão competir oficialmente, foram realizadas Reuniões com todos os alunos e Encarregados de Educação, abrangendo vários pontos, tendo marcado presença mais de uma centena de pessoas, entre Pais e Filhos:

. Apresentação dos objectivos globais para a nova época
. Criação do Clube: Sonho XXI / FUTindoor
. Elaboração do Regulamento Interno
. Horários de Treinos e Jogos
. Apresentação dos novos Equipamentos do Clube
. Apresentação dos Professores e novo Complexo Desportivo

Naturalmente, como em todos os anos anteriores, no ínicio de Outubro, em data a definir no fim deste mês, realiza-se a Reunião com Pais, dos alunos de todos escalões da nossa EAS em que se abordarão todos os assuntos referentes à época desportiva que esta semana se inicia.
OFB

quarta-feira, setembro 02, 2009

1º dia da nova época

1º dia de 2009/2010
No arranque das actividades da nossa Academia, estiveram presentes mais de 60 alunos que com muitos sorrisos voltaram aos treinos enchendo os campo com o prazer de jogar futebol, conhecendo os seus Professores e (novos) colegas de turma, recordando que este ano as turmas estão maioritariamente divididas por ano de nascimento.

Até ao final desta semana, apresentam-se as restantes 9 turmas assim como as três Equipas de Escolas A, B e C que irão representar a nossa Academia nos Campeonatos Distritais da AFSetúbal, treinando e jogando no nosso novo Complexo Desportivo que será também apresentado a todos os alunos e acompanhantes.

OFB

terça-feira, setembro 01, 2009

Boa época!

Boa Época!No dia em que a nossa Academia, comemora o seu 3º aniversário, iniciamos a quarta época de actividade da nossa EAS que vai estender para o exterior do espaço FUTindoor, passo idealizado no arranque deste projecto, acreditando que será fundamental para o cimentar do trabalho realizado, desde Setembro de 2006 e essencial para o nosso crescimento sustetando e global.

Aguardamos por si, no (Re)Inicio de Actividades nos horários anunciados que podem sofrer alterações nos primeiros dias, fruto do número de presenças nas aAlinhar à direitaulas / treinos, horários escolares e conclusão do Complexo Desportivo.

Aproveitando para desejar a todos os alunos, Encarregados de Educação, Staff FUTindoor, sem esquecer todos os parceiros deste projecto EAS, uma boa época a todos os níveis.
OFB

Arquivos: