Pela segunda vez abordo o tema do ambiente de grupo e da coesão de equipa, deixei neste espaço, algumas sugestões para os “atletas”, de forma a que estes possam dar o máximo de contributo na formação de um grupo coeso e com bom ambiente.
Desta vez, vou dirigir-me aos outros elementos do grupo, cuja intervenção poderá ser directa (Equipa Técnica), ou menos directa, (Dirigentes). Assim, creio que fica clara a importância de todos para que as crianças integrem um grupo saudável.
.Promover uma comunicação sincera e aberta entre todos, criando um ambiente propício à contribuição de todos para o grupo.
.Criar um sentimento de orgulho e sentido de identidade, vendo o grupo como um todo, como uma unidade, especial e diferente de todas as outras. Promovendo desta forma os sentimentos de auto-eficácia e satisfação.
.Valorizar o contributo individual, através de feedbacks positivos.
Desta vez, vou dirigir-me aos outros elementos do grupo, cuja intervenção poderá ser directa (Equipa Técnica), ou menos directa, (Dirigentes). Assim, creio que fica clara a importância de todos para que as crianças integrem um grupo saudável.
.Promover uma comunicação sincera e aberta entre todos, criando um ambiente propício à contribuição de todos para o grupo.
.Criar um sentimento de orgulho e sentido de identidade, vendo o grupo como um todo, como uma unidade, especial e diferente de todas as outras. Promovendo desta forma os sentimentos de auto-eficácia e satisfação.
.Valorizar o contributo individual, através de feedbacks positivos.
.Ter uma perspectiva positiva, no que toca ao processo e ao desenvolvimento e superação pessoal e colectiva.
.Formulação de objectivos comuns, claros e específicos, desafiadores, mas realistas, reformulando-os sempre que se mostrarem desajustados.
.Não causar mudanças drásticas num grupo já formado e dar tarefas de recepção aos elementos mais antigos no grupo, de forma a ajudar na adaptação dos novos membros ao grupo.
.Mostrar interesse pela vida dos atletas/alunos fora do contexto desportivo, enquanto alunos e membros de outros grupos, como a família.
.Formulação de objectivos comuns, claros e específicos, desafiadores, mas realistas, reformulando-os sempre que se mostrarem desajustados.
.Não causar mudanças drásticas num grupo já formado e dar tarefas de recepção aos elementos mais antigos no grupo, de forma a ajudar na adaptação dos novos membros ao grupo.
.Mostrar interesse pela vida dos atletas/alunos fora do contexto desportivo, enquanto alunos e membros de outros grupos, como a família.
Um abraço!
PS
Sem comentários:
Enviar um comentário