Escola Academia Sporting / Setúbal: Dificil é jogar simples...

sábado, julho 25, 2009

Dificil é jogar simples...

Abre-se uma nova rubrica no nosso Blog, onde pretendo com um conjunto de pensamentos e pesquisas, promover a reflexão e descodificar a beleza da prática futebolística que encanta multidões, numa paixão universal que atravessa e atravesará gerações.

O futebol é um jogo em que os jogadores transportam em campo códigos particulares, cada um com a sua importância, enquanto que os defesas e guarda redes seguram resultados, os médios os transportam, os avançados aproximam a equipa do golo, sendo que todos os sectores podem ajudar nas tarefas em prol da equipa, pois nenhum deles ganha ou perde jogos por si só.

Os jogadores que em campo entendem a sua tarefa individual, colocando-se à altura da táctica colectiva, são aqueles que melhorem entendem o jogo na sua plenitude.
Jogar bem é arte de decidir bem...a cada momento! “Uma das regras básicas é confiar na intuição, independentemente do campo em que a decisão é feita”, para jogar bem é preciso aprender a jogar com e sem bola, para estar bem posicionado, ganhando essa intuição vulgarmente chamada de experiência, na base da inteligência, paciência e linhas de orientação, em treino e jogando, vivenciado no terreno com colegas e equipa técnica.

Actualmente ao nível da operacionalização e organização, é fundamental ter vários jogadores capazes de desempenhar bem a mesma posição, ou jogar nos mesmos espaços de diferentes formas, interpretando papéis diferentes a partir do mesmo lugar.

“Segredo da boa decisão é saber parar a pesquisa”, para tal é essencial saber o que fazer em campo na posse de bola e na procura da mesma, procurando o equilíbrio, pois na maioria das vezes há um esforço tremendo para recuperar a bola e depois bastam poucos toques para a perder logo a seguir.

Mais do que fintas bonitas que fazem vibrar quem assiste, numa equipa e jogo de futebol existem dois objectivos fundamentais – marcar e impedir que o adversário marque.

A registar...Nenhum jogador é mais importante do que a equipa. Só através da equipa é que os jogadores concretizam o seu potencial!
OFB

Sem comentários:

Arquivos: