Escola Academia Sporting / Setúbal: Entrevista a...Lídia Marques

sábado, janeiro 03, 2009

Entrevista a...Lídia Marques


A primeira entrevistada do ano de 2009 é uma pessoa que diariamente trabalha na nossa EAS Setúbal e uma cara bem conhecida de todos...

Quem é quem?

Nome: Lídia Marques
Idade: 24 anos
Papel na Academia: Fisioterapeuta (desde Abril 2007)

1. Que balanço faz dos dois primeiros anos de Academia e em particular do seu papel como Fisioterapeuta?

Apesar de não ter estado presente quando foram dados os primeiros passos da Academia, tive a felicidade de integrar o projecto algum tempo depois e de uma forma contínua a partir do mês de Abril de 2007. Considero que tem sido uma experiência muito gratificante, não só pelo facto de poder trabalhar com uma equipa de profissionais excepcional e que promove um ambiente de trabalho único, como também pela oportunidade que me foi dada de intervir com uma população tão especial, como é o caso das crianças.

Como fisioterapeuta existe uma diversidade de áreas onde posso actuar, sendo o desporto actualmente uma das minhas áreas de intervenção predilectas. Um dos aspectos positivos que se verifica ao trabalhar com estas idades, é o número reduzido de lesões de maior gravidade. Apesar desta situação é sempre necessário estar alerta para pequenas situações que ocorrem diariamente em que o mais importante, muitas vezes, não passa só por aplicar gelo ou fazer uma massagem…

Às vezes um pequeno mimo ou até mesmo um sorriso é o suficiente para fazer com que regressem ao treino a 100%!

2. De acordo com a sua experiência o que aconselha aos nossos alunos a fazer antes e depois do treino...

Desde o primeiro contacto com os nossos alunos e encarregados de educação, faz-se questão que chegue alguma informação sobre alguns dos aspectos que se consideram relevantes no sentido de optimizar a prática desportiva. Um dos temas mais abordados prende-se com a importância do aquecimento no início do treino e a realização de alongamentos. Estes deverão ser realizados com o objectivo de prevenir a ocorrência de lesões, daí a necessidade de alongar os músculos específicos da prática do futebol, ou seja, dos membros inferiores como forma de relaxamento.

Outro aspecto importante e ao qual por vezes não é dada muita relevância, relaciona-se com a alimentação antes e depois do treino. Uma refeição muito abundante antes do treino provoca um aumento do aporte sanguíneo ao aparelho digestivo, o que resulta em alterações digestivas (dores de estômago, vómitos e "dor de burro"). Assim não deverão ser ingeridos alimentos de difícil digestão - carne, peixe, batata, batidos, leite ou seus derivados, bolos com creme e bebidas gaseificadas. Durante o treino os alunos deverão estar acompanhados sempre por uma bebida, de preferência água, devendo ingerir várias vezes no decorrer do mesmo (durante as pausas), sendo que o ideal é nunca chegar a sentir sede, o que significa que o corpo já está em desidratação.

Após um esforço exigente, como é um treino de futebol, é fundamental repor o que foi perdido com o esforço. Como os treinos decorrem no final da tarde e a refeição principal que se segue é o jantar, após o treino deverão comer um pequeno lanche, sem esquecer que, apesar do esforço feito, não convém abusar dos doces! Ficam aqui então estes pequenos conselhos que nunca são demais relembrar.
Feliz Ano de 2009!

OFB

Sem comentários:

Arquivos: