Escola Academia Sporting / Setúbal: Entrevista a...André Duro

quinta-feira, julho 16, 2009

Entrevista a...André Duro

André DuroHoje publicamos as respostas do nosso elemento da equipa técnica que para a semana comemora o seu 29º aniversário e que é o primeiro fruto do nosso protocolo com o Instituto Piaget...

Nome: André Duro
Papel na EAS Setúbal: Professor (desde Novembro de 2008)

1. Que balanço geral faz da ligação ao Projecto Escolas Academia Sporting e em particular como Professor?

O balanço é bastante positivo, tive a oportunidade de iniciar o meu trabalho na academia como Professor Estagiário concluindo o meu processo de estágio na EAS Setúbal. A nível da aprendizagem foi muito enriquecedor e o apoio de todos os professores e colaboradores, ajudou imenso todo o processo de integração. Após o término do estágio, surgiu a proposta por parte do Coordenador, Óscar Botelho, que desde o início me deu todo o apoio, de continuidade na academia e assim acontece. Todos os dias trabalho para melhorar e conseguir dar o meu melhor, pois o trabalho com crianças é bastante gratificante. Para mim foi uma experiência completamente nova, que me fez recordar os meus tempos de criança, não há nada melhor neste mundo que ser criança. Viver cada experiência da nossa vida como se fosse única, agarrando de frente os desafios que são propostos, promovendo o trabalho por excelência. Para mim, como Professor, não há nada melhor que acompanhar o percurso de uma criança, quer seja a nível de treino desportivo como a nível do puro divertimento, tão característico destas idades. Conheci diferentes formas de pensar e de agir, e em cada dia que passa, cada aula que lecciono, cada criança nova que entra para a academia, é sempre uma lição que aprendemos, nesta vida.

2. Como analisa o treino dos Jovens Futebolistas

Destaco a extrema importância da formação académica dos professores, pois o seu conhecimento e domínio de todas as componentes inerentes à prática do desporto (Anatomofisiologia, Fisiologia do Treino Desportivo, Fisiologia do Esforço, Pedagogia do Desporto, Biomecânica, Psicologia do Desporto, etc.) são fundamentais.
É importante, o técnico não esquecer que constitui um bom exemplo para as crianças. Por isso, a regra do bom senso é fundamental, ou seja, dosear muito bem a sub estimação com o excesso de credibilidade. Toda a vivência à volta desta experiência é marcante para a formação do jovem atleta.
“O treino desportivo é um processo pedagógico que visa desenvolver as capacidades técnicas, tácticas, físicas e psicológicas do (s) praticante (s) e das equipas no quadro especifico das suas situações competitivas, através da prática sistemática e planificada do exercício, orientada por princípios e regras devidamente fundamentadas no conhecimento” Jorge Castelo.

OFB

Sem comentários:

Arquivos: