Escola Academia Sporting / Setúbal: Recepção

sexta-feira, julho 17, 2009

Recepção

João MoutinhoHoje vou iniciar no nosso Blog um novo espaço de partilha, onde pretendo apresentar os vários aspectos importantes sobres as acções individuais e colectivas do jogo, que são os meios que os jogadores de futebol utilizam para resolver as situações que surgem no jogo.
Este espaço pretende ser uma oportunidade de debate (através do Blog ou com os vossos amigos) e mais uma ajuda para que melhorem o vosso rendimento desportivo.


A primeira acção técnica individual ofensiva que vou abordar é aquela que permite ao jogador o controlo ou domínio da bola, quando a recebe dos companheiros (passe) ou dos adversários (intercepção), a recepção de bola.
Começo pela recepção de bola pelo facto de esta ser a primeira que deve ser utilizada pelos jogadores quando a bola é direccionada até eles, sendo ela também fundamental para o sucesso de todas as acções técnicas seguintes.
Xavi
A recepção ou controlo da bola tem como objectivo, que o jogador que a execute tenha tempo e espaço para realizar as acções técnicas seguintes e permitindo também que haja uma melhor ligação entre as mesmas.

Para garantir o sucesso desta acção técnica é importante termos em conta alguns factores:
·Deslocamento em direcção à trajectória da bola (contacto visual permanente com a bola e ir ao encontro da mesma)
·Dominar a bola orientando-a para o objectivo (baliza adversária) ou para a acção técnica seguinte
·Decidir antecipadamente qual a superfície do corpo que a vai executar (peito, pé, coxa ou cabeça)
·Ter confiança na sua execução (termos confiança nas nossas capacidades e acreditar nas decisões tomadas)

Espero que tenha sido uma ajuda, aguardo comentários ou questões para debater e vamos lá para as aulas tentar desenvolver esta capacidade.
HP

Sem comentários:

Arquivos: