Escola Academia Sporting / Setúbal: Exercício e Saúde

terça-feira, julho 28, 2009

Exercício e Saúde

Exercicio e SaúdeAgora que chegou o Verão, e com o aumento da temperatura, o nosso corpo perde muito mais água do que o habitual.

A água surge como elemento fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo, pois ajuda no crescimento, na defesa do organismo e em actividade física permite restabelecer a água perdida em esforço, por transpiração e evaporação cutânea.

É habitual bebermos água apenas quando sentimos sede, no entanto esta necessidade já é um sintoma de que o organismo encontra-se em grande perda. Para evitar esta situação o aconselhável será a hidratação frequente durante o dia.

Quando realizamos actividade física as perdas de água são ainda maiores pelo esforço físico. Para que esta perda não resulte num processo de desidratação aconselhamos a que a hidratação seja realizada da seguinte forma: beber um pouco de água 10-15 minutos antes do início da actividade, no decorrer da mesma beber em períodos de 15-20 minutos e no final restabelecer novamente os níveis perdidos.

Como se pode constatar a hidratação é primordial no bom funcionamento do nosso organismo sendo a água a bebida mais apropriada para esse equilíbrio.

Aqui fica o nosso conselho para as tuas férias: opta por beber água, evitando as bebidas gasosas e açucaradas, pois estas só irão contribuir para o aumento da tua sede. Assim poderás brincar e praticar actividade física com o teu corpo hidratado da melhor forma possível.

Boas férias!
LM

Sem comentários:

Arquivos: