Escola Academia Sporting / Setúbal: Entrevista a...Ricardo Antunes

terça-feira, agosto 04, 2009

Entrevista a...Ricardo Antunes

Entrevista a...Ricardo AntunesDepois da entrevista na semana passada, ao responsável técnico do nosso parceiro EAS Sintra, hoje publicamos as palavras de...

Nome: Ricardo Antunes
Papel no Projecto: Coordenador Técnico EAS Manique

1. Que balanço geral faz da vossa ligação ao Projecto Escolas Academia Sporting?

O projecto da Escola Academia Sporting Manique, foi iniciado em Outubro de 2007. O arranque em Outubro revelou-se tardio e implicou a não inscrição de potenciais alunos que já se encontravam comprometidos com outras actividades extracurriculares. Percebemos então que nos encontrávamos abaixo das expectativas previstas para o número de alunos, o que, no primeiro ano, nos criou algumas dificuldades de gestão por serem poucos alunos e muito heterogéneos.

Estas dificuldades observaram-se não só a nível do treino, na gestão dos grupos de nível, mas também nas actividades/jogos, limitando-nos a realizá-las na sua grande maioria a nível interno. Por actividades internas, entenda-se actividades em parceria com outras EASporting que nos permitiam, à partida, garantir que os grupos de nível fossem equilibrados e que todos os alunos pudessem sentir sucesso nas suas acções.

Estas actividades permitiram não só, encontrar uma fórmula de sucesso para que os nossos atletas aplicassem os conteúdos assimilados nos treinos mas também para que os técnicos EAS encontrassem um espaço onde pudessem trocar experiências e melhorar a sua actuação. Esta partilha de informação revelou-se um elemento chave no desenvolvimento e melhoria do projecto EAS, aproximando as Academias e os seus responsáveis no sentido de evoluírem e construírem um projecto cada vez mais forte e significativo para o Sporting Clube de Portugal, dignificando uma imagem de excelência que procuramos representar.

Para nós, EAS Manique existem parceiros EAS de qualidade identificados, Academias parceiras que se destacam das demais pela qualidade do seu trabalho e pela forma ética que desenvolvem o seu trabalho junto dos técnicos e atletas de outras EAS. Neste lote, incluímos a EASSetúbal que sendo uma das primeiras quatro academias do projecto, aprendeu a contornar problemas vivênciados pela experiência e que abertamente partilhou os seus conhecimentos com as EAS que iniciaram a sua actividade posteriormente, revelando um espírito de projecto conjunto e não concorrente.

2. Que mensagem deseja transmitir aos nossos visitantes?

Gostaria de deixar uma mensagem a todos os agentes envolvidos no projecto, aos Coordenadores, que sejam cada vez mais cooperantes entre si e que estabeleçam rotinas de trabalho que elevem o projecto a outra dimensão. Aos treinadores, que sejam ambiciosos e rigorosos na procura de fazer mais e melhor, apostando na formação contínua e na partilha de aprendizagens com os colegas. Aos alunos, que nunca deixem de acreditar, e que se sintam satisfeitos por saberem que fazem o vosso melhor e que tiram o máximo prazer disso. E por último, mas não menos importante, aos Encarregados de Educação, que nos ajudem a formatar não só atletas, mas homens, partilhando e confiando esta missão com os responsáveis técnicos do projecto EAS.
OFB

Sem comentários:

Arquivos: