Escola Academia Sporting / Setúbal: Jogar Futebol à chuva

sexta-feira, janeiro 23, 2009

Jogar Futebol à chuva

Jogar à chuva
O segundo artigo do psicólogo Pedro Sampaio...

Volto para falar de um tema que preocupa todos os que acompanham crianças na sua prática desportiva, jogar à chuva!
Esta situação ocorre com frequência quando se pratica um desporto ao ar livre, como é o caso do futebol e deixa-nos sempre um pouco apreensivos.
Pela minha experiência pessoal, chego à conclusão que a maioria das crianças gosta muito de brincar, e consequentemente, de jogar futebol à chuva. Então a questão impõem-se, não lhes fará mal brincar / jogar à chuva?
Segundo alguns estudos que consultei, não há provas de que andar à chuva provoque doenças, embora não seja aconselhável a uma criança já constipada expor-se à mesma. Dizem os estudos que o banho de chuva não prejudica as crianças, o que por outro lado, deve ser evitado a todo o custo, é a exposição a uma súbita mudança de temperatura ou ficar com a roupa húmida após o esforço físico.
Assim, depois de um treino ou jogo à chuva as crianças devem SEMPRE tomar um banho quente, de forma a não arrefecerem de repente. Devem ainda, vestir roupas secas, bem como quentes (ao que acrescento um gorro e luvas, de preferência). Além dos benefícios para a saúde, as crianças passarão por um dos processos mais ricos na prática desportiva, dando uso ao balneário onde se criam grandes relações de camaradagem, um ambiente de grupo positivo ou uma maior coesão de equipa, bem como desmitificarão algumas questões ligadas ao seu corpo em mudança. Mas estas são questões para tratar noutro “post”.
Já agora, aproveitem pois a EAS Setúbal tem ao vosso dispor profissionais na área da saúde para esclarecerem quaisquer dúvidas que tenham sobre este e outros temas.
Até à próxima e bom 2009!

PS
(Foto de Leonel Castro)

2 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada ao psicólogo Pedro Sampaio pelo esclarecimento! Incentivem as Crianças, os nossos Filhos, a tomar sempre o banho na Academia... têm boas/ óptimas condições ... e esse convívio é muito importante. Desde já fico aguardando pelo "post" prometido ... até sempre

Anónimo disse...

Agradeço desde já a simpatia e devo-lhe dizer que é um prazer ver os meus posts a serem comentados.
Quanto ao Próximo post, o prometido é devido. É só aguardar.
Os meus maiores cumprimentos.

Arquivos: