Escola Academia Sporting / Setúbal: Entrevista a...Nuno Prates

sábado, fevereiro 07, 2009

Entrevista a...Nuno Prates

Nuno Prates
A entrevista de hoje é a um professor que tal como os dois anteriores, Hugo Pinheiro e Francisco Vale, lecciona na nossa Academia desde o seu arranque em Setembro de 2006 e é por isso uma cara bem conhecida de todos os que frequentam o nosso espaço...

Quem é quem?

Nome: Nuno Prates
Idade: 31 anos
Papel na Academia: Professor

1. Que balanço faz do trabalho como Professor na nossa EAS Setúbal?

O balanço destes últimos dois anos é obviamente positivo, trata-se de um trabalho muito gratificante, uma vez que participamos no desenvolvimento e formação de centenas de crianças. Alunos que são como pequenas “esponjas” que absorvem tudo e tudo querem saber, e com as quais diariamente, também temos o prazer de aprender.

A academia evoluiu imenso nestes dois anos assim como eu, pois através da mesma tive a oportunidade de experimentar novas técnicas e métodos, de aprender com os meus colegas e inclusive de efectuar uma certificação com os técnicos do Sporting Clube de Portugal e Coordenação Técnica Nacional, na Academia de Alcochete que me ajudou a melhorar ainda mais o meu trabalho.
Assim penso que diariamente, se pode a apreciar algum do trabalho realizado desde o início da academia, relativamente à prestação e desempenho dos nossos alunos, e a diferença é “monstruosa” em comparação como início da nossa actividade.
Nota-se uma grande evolução ao nível das acções técnico – tácticas individuais e colectivas dos alunos, apreensão dos princípios de jogo, posicionamento e função dos jogadores, regras do jogo, espírito de grupo e trabalho de equipa.

Apesar da saída de alguns elementos do Staff, tenho bastante gosto em trabalhar com este grupo de profissionais empenhados e dedicados desta equipa técnica.

2. Que conselhos gostaria de deixar aqui aos nossos jovens atletas da EAS Setúbal?

Para começar, o mais importante é que as crianças se divirtam na sua academia, que aprendam e evoluam não só em termos futebolísticos mas também humanos.
Para tal, e são muitas das ideias que tento transmitir devem em primeiro lugar ter atenção em relação ao seu percurso escolar, os estudos são importantíssimos, pois nesta fase da sua vida, o seu trabalho é a escola.

Devem também efectuar uma alimentação saudável, os atletas devem comer bastantes produtos derivados do leite, cereais, carne, peixe, arroz, massas, legumes, sopas, fruta e beber bastante água.

Muita atenção à sua higiene diária, tomar banho, lavar as mãos e em especial lavar bem os dentes no mínimo 2 a 3 vezes ao dia.

Por fim é importante também o seu conhecimento do jogo que eles tanto gostam, nesse sentido, sugiro que observem, não todos, mas pelo menos alguns jogos na Televisão, ao vivo nos estádios, questionando depois os professores na academia, os pais e amigos de forma a terem um conhecimento global do jogo que praticam.
No fundo o principal é que se divirtam sempre em tudo o que fazem...esse o segredo para não nos cansarmos!
Abraço a todos!

OFB

1 comentário:

Anónimo disse...

Grande entrevista.

Parabéns ao Prof Nuno Prates, pelo excelente profissional que é, ele é sem dúvida uma referência para os seus alunos, pois a sua humildade e vontade de aprender faz dele um ser sempre em bastante evolução.

Hugo Pinheiro.

Arquivos: